Nenhum produto no carrinho.

Produto removido com sucesso

Se é quase certo que nós, humanos, descendemos há muito tempo de um primata, de uma qualquer linha de macacos, a nossa história ainda assim é bem mais curtinha do que a história das abelhas. A abelha que produz o mel iniciou o seu caminho há cerca de 100 milhões de anos. Ou seja, andava cá bem antes dos apicultores e dos adoradores de mel e de outras iguarias fabricadas e magicadas pelas nossas amigas abelhas.

Por isso, por essa bagagem toda como comunidade, não surpreende nada que tenham as tarefas tão bem definidas e que a sua sociedade toque a sinfonia certa, ajudando o mundo a ser mundo, com cores e sabores que existem há milhões de anos e outros que, entretanto, já desapareceram.

Diz a História também que os seres humanos, lá nos longínquos anos da pré-história, eram exímios e habilidosos recolectores dos produtos das abelhas. Já tinham olho para as maravilhas do mel e das matérias produzidas pelas abelhas.

Uma abelha numa colmeia

Sabia que há vestígios de cera de abelha em potes pré-históricos no Médio Oriente, no Norte de África e na Europa?

Mas há mais: existem murais, por exemplo, pintados no Império Novo do Antigo Egito que mostram abelhas e mel no meio de cenas quotidianas de há 4400 anos, servindo de prova incontestável que o homem já recorria a produtos apícolas.

E a história melhora, amigos da Quinta das Tílias. Foram descobertos vestígios de cera de abelha em cerâmica fabricada por populações que pertenciam às primeiras culturas agrícolas na Europa, no Médio Oriente e no Norte de África. “Os vestígios mais antigos encontram-se num sítio arqueológico de há cerca de 8500 anos, no Leste da Turquia”, conta este artigo do “Público”, intitulado “Há 8500 anos os humanos já usavam produtos apícolas”, algo que é música para os nossos ouvidos, não é?

E continua: “As marcas químicas distintivas de cera de abelha foram detetadas em vários locais do Neolítico em toda a Europa, indicando o quão espalhada estava esta associação entre humanos e abelhas”, explicou a geoquímica orgânica Mélanie Roffet-Salque, da Universidade de Bristol, no Reino Unido. Estariam a tornar aqueles potes impermeáveis com a cera? Ou estariam a usar mel, que tem vestígios da cera? São duas hipóteses, mas a sabedoria dos nossos antepassados é infinita. E o trabalho das abelhas, idem.

Ou seja, torna-se óbvio que aquelas pessoas que foram gente como a gente já exploravam as virtudes do que a natureza lhes oferecia, nomeadamente a cera das abelhas, mas também a resina, por exemplo.

E o mel, e o mel?

“Era um adoçante raro para as populações pré-históricas”, explicou ainda Mélanie Roffet-Salque. Parece um conto de fadas, as nossas abelhas mais parecem eternas, ajudando os humanos e o mundo a ser um lugar melhor. Esta geoquímica orgânica alerta ainda para não subestimarmos a eventualidade de a cera de abelha ter sido usada pelo Homem de então para “vários fins tecnológicos, ritualísticos, cosméticos ou medicinais”, o que reforça e dá outro encanto ao que temos vindo a escrever aqui na Quinta das Tílias. Exemplos? “Tornar impermeável os vasos de cerâmica porosos ou para amolecer o alcatrão de bétula para fazer cola”, respondeu.

Como não admirar mais ainda as nossas abelhas?

 

Conheça estes produtos:

Geleia Real
12,00

Geleia Real

12,00
Pack de Pólen e Extracto de Própolis
19,00

Pack Imunidade

19,00
Frasco de Mel de Eucalipto
5,00

Mel Eucalipto 500g

Quero!
Um frasco de Pólen
6,00

Pólen 220g

6,00
Um Frasco de Mel Rosmaninho de 500g
5,00

Mel Rosmaninho 500g

5,00
Favo de Mel numa caixa
6,00

Favo de Mel

Quero!
Um frasco de Pólen Bio
10,00

Pólen Bio 220g

10,00
Frasco de Mel Rosmaninho BIO
7,00

Mel Rosmaninho BIO 500g

Quero!
Um frasco de Mel Medronheiro
4,50

Mel Medronheiro 250g

Quero!
Um frasco de Mel Tília
4,50

Mel Tília 250g

Quero!
Um frasco de Mel Tomilho
6,50

Mel Tomilho 250g

Quero!
Frasco de Mel Rosmaninho com Própolis
6,00

Mel Rosmaninho com 5% Própolis 250g

6,00
Mel Rosmaninho Cristalizado
5,50

Mel Rosmaninho Cristalizado 500g

5,50
Conjunto com 225g de Mel Rosmaninho, 225g de Mel Eucalipto e 100g de Pólen
9,00

Conjunto 3 Frascos

Quero!
Conjunto com um Mel Rosmaninho, um Mel Eucalipto e 15g de Pólen
6,00

Conjunto 3 Frascos Mini

Quero!

Veja também

Subscreva a newsletter e faça parte do nosso mundo!

As novidades estão sempre a chegar à Quinta das Tílias: novas delícias de mel, hidromel e chocolates, bem como os seus produtos preferidos de beleza e saúde que só as abelhas conseguem fornecer.

E-mail adicionado com sucesso, obrigado