Quando as pessoas coram não é sempre por vergonha ou desconforto. Já ouviu falar em rosácea? É uma doença inflamatória crónica sem cura que afeta predominantemente os adultos. A causa é desconhecida.
Em alguns doentes podem ocorrer apenas vermelhidão e vasos sanguíneos salientes, mas noutros casos, podem surgir também borbulhas, semelhantes às da acne e até pele espessada e com aumento do volume de determinadas regiões da face. Já os olhos também podem ser afetados, apresentando-se vermelhos, irritados, congestionados e/ou com comichão.
A exposição ao sol pode ser uma das causas para a vermelhidão da pele, mas sabendo que o passar dos anos pode potenciar essa vermelhidão há muitos outros factores que podem provocar essa dilatação dos vasos sanguíneos do rosto, como por exemplo:
– Stress ou emoções fortes, geralmente manifestando-se com ondas de calor corporal;
– Mudanças repentinas de temperatura e humidade, como banhos quentes em manhãs geladas ou mergulhar numa piscina fria após um banho de vapor);
– Ambientes demasiado quentes e húmidos (sauna, banhos quente);
– Alterações hormonais podem causar vermelhidão da pele durante a gravidez ou menopausa;
– Hereditariedade;
– Alguns fármacos orais, como os vasodilatadores;
– Consumo de certos alimentos, como picantes, especiarias e cafeína;
– Exercício físico intenso;
– Álcool e tabaco;
– Poluição;
– Produtos cosméticos irritantes.
Na Quinta das Tílias temos alguns produtos de própolis que podem ser importantes para a sua pele.
As nossas sugestões:
– Creme com Mel e Própolis para Manchas (ver aqui). As propriedades deste creme promovem uma ação despigmentante de última geração, resultando num efeito branqueador que reduz gradualmente a síntese de melanina, o elemento responsável pelo aparecimento de manchas na pele.
– Creme Própolis (ver aqui). Formulado especialmente para peles com propensão à irritação, peles muito sensíveis. A combinação dos seus ingredientes equilibra a oleosidade da pele e retém a humidade da mesma. Reforça a camada acídica da pele, conferindo resistência aos agentes externos. Reduz o prurido e a descamação da pele, auxiliar na manutenção da textura e suavidade.
O própolis é elaborado pelas abelhas, a partir de componentes presentes em várias partes das plantas, nomeadamente a galangina e a quercitina, alterado pelas enzimas presentes na sua saliva. Serve para a proteção da colmeia de insetos e microrganismos invasores. Sem a defesa proporcionada pelo própolis, as colmeias estariam mais sensíveis a vírus e bactérias.
Assim, é usado para vedar e desinfetar as colmeias, pois tem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Os benefícios terapêuticos e as propriedades biológicas desta substância são conhecidos desde a antiguidade pelos chineses, egípcios, gregos, romanos e por alguns povos da América do Sul, que a usavam como medicamento no tratamento de feridas e infeções.