Nenhum produto no carrinho.

Produto removido com sucesso

Estima-se que 27% da população portuguesa tenha sinusite. Sabe o que é? Que sintomas manifesta? E os tratamentos? A recomendação da Quinta das Tílias é o extrato de própolis e explicamos porquê.

Sinusite: o que é?

É o termo geral vulgarmente utilizado para descrever inflamação e/ou infeção – que pode ser originada por vírus, bactérias ou fungos – de um ou mais seios perinasais, que são cavidades arejadas, revestidas por uma membrana mucosa idêntica à das fossas nasais, que existem nos ossos da cara que rodeiam o nariz e que comunicam através de pequenos orifícios com as fossas nasais.

Sintomas

Obstrução nasal (nariz entupido), corrimento nasal espesso e purulento, dor e/ou sensação de pressão na cabeça, dor na face (à volta dos olhos, nas maçãs do rosto ou nos dentes superiores), dor nos ouvidos, tosse e/ou catarro, diminuição ou perda do olfato ou do paladar, mau hálito, febre.

O que provoca a sinusite?

Há dois tipos principais de sinusite: viral e bacteriana. A viral é mais comum e menos grave. A bacteriana tem início semelhante, mas pode agravar-se com o tempo e deve ser tratada com uma combinação de medicamentos. Gripes, constipações, crises alérgicas e inflamações na garganta podem resultar na formação de sinusite.

Como combater a sinusite

Para combater a infeção e restabelecer o fluxo de drenagem da região, o mais comum é o uso de medicamentos antibióticos, quando a sinusite é bacteriana, e lavagem dos seios nasais com soro fisiológico. Descongestionantes orais ou nasais e anti-inflamatórios podem fazer parte do tratamento.

Em formas mais graves, o médico prescreve remédios da classe dos corticóides, orais ou nasais, por um máximo de cinco dias, sendo que há linhas vermelhas para doentes cardíacos ou crianças.

Recomendação Quinta das Tílias

Por possuir efeito cicatrizante, o extrato de própolis é indicado para sinusite, gripes, dores de garganta e amigdalite, sendo que o extrato de própolis ainda ajuda com problemas respiratórios, incluindo tosse irritada ou com catarro.

Ações do própolis

Antibacteriana: grande utilidade no tratamento de infeções bacterianas das vias respiratórias, como amigdalite, faringite, laringite, sinusite, bronquite, rinite, pneumonia.

Antifúngica: inibe a proliferação de doenças causadas por fungos, como micoses, dermatites fúngicas;

Anti-inflamatória: redução do risco de desenvolvimento de doenças como artrite, doenças reumáticas, lúpus, psoríase;

Antiviral: o própolis atua também contra vários vírus, como herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, sendo importante ainda na prevenção e tratamento de gastroenterites virais, herpes, gripes, conjuntivites ou dores de garganta de origem viral.

Como usar própolis para combater sinusite

No caso de tosse, gripe, sinusite ou amigdalite, acrescentar de 5 a 15 gotas do extrato de própolis no chá ou numa colher de mel.

O extrato de própolis da Quinta das Tílias

Provém de colmeias nacionais localizadas em zonas de mato pouco poluídas. O própolis é elaborado pelas abelhas, a partir de componentes presentes em várias partes das plantas, nomeadamente a galantina e a quercetina, alterado pelas enzimas presentes na sua saliva.

Como prevenir a sinusite

Evite locais com poluição e fumo de tabaco, que irritam as vias aéreas; controle bem as suas alergias (aos ácaros, pólenes ou pelos de animais); não coloque os dedos dentro do nariz, pois as mãos podem estar contaminadas por microrganismos causadores de infeção; reforce as suas defesas, por exemplo com o nosso Pack Imunidade; se estiver num grupo de risco para a gripe, não se esqueça de tomar a vacina.

 

 

Conheça estes produtos:

Pack de Pólen e Extracto de Própolis
19,00

Pack Imunidade

Quero!
Conta gotas de Extracto de Própolis sem Álcool
11,00

Extrato de Própolis sem Álcool

11,00
Conta Gotas de Extracto Própolis Glicólico
11,00

Extrato Própolis Glicólico

Quero!
Extracto Própolis Solução Alcoólica em Gotas
9,00

Extrato Própolis Solução Alcoólica

9,00

Veja também

Subscreva a newsletter e faça parte do nosso mundo!

As novidades estão sempre a chegar à Quinta das Tílias: novas delícias de mel, hidromel e chocolates, bem como os seus produtos preferidos de beleza e saúde que só as abelhas conseguem fornecer.

E-mail adicionado com sucesso, obrigado