A primavera é aquela altura do ano que traz esperança. Os dias têm mais luz, são maiores, há mais cheiros e as flores voltam a desfilar, cheias de cores, diante dos nossos olhos. É também na primavera que as abelhas arregaçam as mangas e não têm tempo a perder. Enquanto as rainhas vão-se reproduzindo para fazer crescer a família, as obreiras iniciam intensamente a coleta do néctar e do pólen, visitando até 500 flores por dia. E é sobretudo na altura da primavera que ocorre a produção de pólen, mel, esse produto cada vez mais popular no nosso país, e outros, claro. Ou seja, as nossas amigas vão olhar por nós.
Se há mais cheiros, cores e flores, é porque as abelhas são as deusas da polinização
Isto é, os polinizadores como as abelhas transportam o pólen dos órgãos masculinos da flor para a parte feminina dessa mesma flor e… magia, uma flor ou planta florescem.
É importante lembrar: as abelhas polinizam a maior parte das plantas que existem. Os polinizadores são fundamentais para a vida no planeta, têm enorme importância para o meio ambiente e para o Homem. Transportam o pólen entre flores, possibilitando a reprodução de plantas e a formação de frutos e sementes. Cerca de 80% das plantas cultivadas dependem dos polinizadores. Bem-vinda, querida primavera.
Nas últimas semanas tivemos conhecimento de uma iniciativa interessante a desbobinar-se em Lousada: “Quando começa a cheirar a primavera, as cidades começam a livrar-se da vegetação espontânea que nasce nos relvados, por entre os passeios e paredes, recorrendo ao corte ou a químicos. Mas são precisamente essas ervas daninhas e flores silvestres que tanta falta fazem a insetos polinizadores como as abelhas, tão importantes para o equilíbrio dos ecossistemas”, escreve a revista “Time Out”. E foi por isso mesmo que a CM de Lousada anunciou que vai “deixar de cortar a ‘relva’ e assumir a vegetação espontânea” em espaços verdes que estão “devidamente assinalados com placas identificadoras”. As abelhas agradecem. É uma daquelas histórias que nos pode inspirar a fazer algo por um mundo melhor. Se ajudarmos as abelhas, ajudamos um planeta inteiro.
Se no ano passado a chuva e o frio na primavera provocaram uma quebra de 80% na produção de mel, esperamos que este ano seja diferente. Vem aí a primavera, renova-se a esperança. Desejamos que as nossas queridas abelhas possam fazer o seu trabalho para continuarmos a produzir e a levar-lhe a si os nossos produtos com o selo da Quinta das Tílias.
Que seja uma feliz primavera!