Na Quinta das Tílias gostamos de olhar à volta e desfrutar do que nos rodeia. As abelhas são lindas de morrer, a primavera trouxe as cores e os cheiros, e os dias maiores já agora, mas não nos ficamos por aí. Há tantos sabores e segredos, não é? E nós gostamos de arriscar, de conhecer pequenos milagres que surgem de algumas misturas e encontros.
No texto de hoje vamos contar uma coisa ou duas sobre o medronho e a tília, essa bela e elegante planta que dá nome à nossa marca.
Comecemos pelos benefícios da tília para a saúde
“Em chá, é boa para aliviar gripes e bronquites, mas também combate digestões difíceis e cólicas gastrointestinais e pode ser usada para acalmar crianças hiperativas”, explica este artigo do Sapo Lifestyle. Funciona como um calmante, até para os adultos. Mais importante do que falar nos nomes estranhos que equipam esta planta, é importante salientar que a tília é eficaz no alívio de dores de cabeça e insónias. “Devido à ação dos bioflavonóides, é eficaz como hipotensor. Combate a arteriosclerose, a tosse, a bronquite, digestões difíceis e cólicas gastrointestinais”.
Nota: não é aconselhável o uso contínuo da tília, pois pode causar taquicárdias e diminuição da tonicidade do músculo cardíaco.
E o seu aspeto, qual é? Bom, magnífico: “As tílias são elegantes árvores de grande porte, poderosas, exuberantes e bonitas. Possuem delicadas flores amareladas em forma de coração e de suave e agradável aroma que medem cerca de 10 centímetros. As flores ficam como que penduradas por cima da folha mas, na realidade, trata-se de uma escama em forma de folha”.
E por tudo isto pegámos nessa planta maravilhosa e colocámo-la nos nossos frascos de mel, que assim fica com um sabor doce e com algumas notas ácidas. O nosso Mel Tília (conheça-o aqui) tem um aroma floral intenso e mentolado.
Já o medronho é outro campeonato, mais surpreendente quem sabe
Redondo, rugoso, vivo, avermelhado, é um fruto apaixonante. Tem um gosto embriagante, quem já provou sabe quão poderoso é o medronho. Antes da saúde das pessoas, mencionemos os benefícios do medronheiro para a sociedade? O medronheiro funciona como travão quando acontecem tragédias como incêndios impiedosos, funciona como um bombeiro silencioso, é um corta-fogo, e depois regenera-se muitíssimo rápido. Depois, alegra a biodiversidade, já que mitiga a erosão dos solos e se transforma num elemento ativo da recuperação dos mesmos.
Quanto à nossa saúde, este é um fruto rico em vitaminas A e C, com valores semelhantes aos citrinos. Mas há mais: o medronho tem uma forte ação adstringente e antissética, o que permite combater infeções urinárias e problemas de garganta.
“O medronheiro pode ter, ao mesmo tempo, flores, folhas e frutos”, disse em tempos à revista “Evasões” o chef, professor e nutricionista Rui Lopes. “A planta é muito resistente ao clima adverso do interior do país, com grandes amplitudes térmicas, o que faz com que tenha muitos componentes antioxidantes. O medronho é talvez o mais rico dos frutos vermelhos que temos cá.” A madeira do medronheiro é igualmente apreciada no fabrico de objetos torneados, para embutidos e marcenaria, por exemplo, pois é bastante manipulável, fácil de trabalhar e polir. E há mais, claro: a lenha do medronheiro é ótima para aquecimento produzindo um excelente carvão.
Por aqui, na Quinta das Tílias, não subestimamos a riqueza deste fruto, cada vez mais popular em Portugal. O Mel Medronheiro da Quinta das Tílias (aqui) tem um intrigante sabor amargo e de notas salgadas. Isto é, neste mel o doce revela-se de forma subtil.
Venha daí conhecer os nossos produtos aqui.