Já vimos em alguns textos do nosso blog (ver em baixo deste artigo) o que é o própolis, a tal goma ou resina de composição complexa que é recolhida pelas abelhas a partir de várias plantas e que tem ações antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória e antiviral. Essa lição sobre os benefícios desta substância está bem estudada, falta agora saber que tipo de própolis da Quinta das Tílias é mais indicado para si.
Vamos a isso?
Comecemos pelo extrato de própolis solução alcoólica, que por ativar a absorção sublingual é a forma mais rápida para ser incorporado pelo organismo. Isto é, esta versão de própolis é administrada debaixo da língua, o que permite um processo mais célere do que aquele que tem de esperar pela metabolização por parte do fígado – quando há complicações cardíacas, o comprimido adequado coloca-se debaixo da língua pela urgência da situação. Esta forma de administração impede também que o medicamento, ou neste caso o própolis, seja inativado pelo suco gástrico.
Por outro lado, há o extrato de própolis sem álcool, que é sobretudo indicado para crianças e pessoas com problemas hepáticos.
A Quinta das Tílias tem outras versões de própolis disponíveis, como o extrato de própolis glicólico, que, ao ser mais cremoso e doce, é mais confortável de tomar. Há ainda o extrato de própolis seco, que é indicado para adicionar em bebidas e alimentos.
O própolis da Quinta das Tílias provém de colmeias nacionais localizadas em zonas de mato pouco poluídas. O própolis é elaborado pelas abelhas, a partir de componentes presentes em várias partes das plantas, nomeadamente a galantina e a quercetina, alterado pelas enzimas presentes na sua saliva. Serve para a proteção da colmeia de insetos e microrganismos invasores, sem a defesa proporcionada pelo própolis, as colmeias estariam mais sensíveis a vírus e bactérias.
Os benefícios terapêuticos e as propriedades biológicas desta substância são conhecidos desde a antiguidade pelos chineses, egípcios, gregos, romanos e por alguns povos da América do Sul, que a usavam como medicamento no tratamento de feridas e infeções.
Como vimos em cima, o própolis é um aliado para a imunidade e proteção do nosso corpo, contando com ações: antibacteriana (grande utilidade no tratamento de infeções bacterianas das vias respiratórias, como amigdalite, faringite, laringite, sinusite, bronquite, rinite, pneumonia); antifúngica (inibe a proliferação de doenças causadas por fungos, como micoses, dermatites fúngicas); anti-inflamatória (redução do risco de desenvolvimento de doenças como artrite, doenças reumáticas, lúpus, psoríase); e antiviral (o própolis atua também contra vários vírus, como herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, sendo importante ainda na prevenção e tratamento de gastroenterites virais, herpes, gripes, conjuntivites ou dores de garganta de origem viral).