Uma das coisas que mais intrigam no mel, mas que também transformam o ouro dourado numa das coisas mais belas, é não ter data de validade. Não expira. É eternamente maravilhoso e ingerível. E, sim, mesmo que cristalize. Isso é algo natural. É disso que falaremos neste texto.
No fundo, o mel puro pode cristalizar, mas isso não significa que esteja estragado ou que não possa ser ingerido. Sobre o significado do termo “cristalizar”, o dicionário diz o seguinte: converter ou converter-se em cristal; dar ou tomar forma de cristal; manter ou ficar parado em determinado estado. Neste caso, simplificando, é quando se torna mais sólido, menos líquido e, no caso do mel, menos irresistível (quando escorre na colher…).
Não nos enganemos: apesar de tudo, a cristalização é um processo natural do mel.
Se guarda o mel na despensa e este, passado algum tempo, começa a solidificar e a cristalizar, este é um cenário normal, ok? Não é prejudicial à saúde, o mel não está fora de prazo, como já vimos, e mesmo que aparente ter menos aquele bom aspeto ainda está ótimo para ser consumido.
Por exemplo, a temperatura a que armazena o seu mel pode afetar o ritmo da tal cristalização. Isto é, se o mel estiver numa despensa a 14ºC há a possibilidade de o mel cristalizar mais rapidamente.
A melhor explicação para este fenómeno encontrámos no site brasileiro “Mel”, que diz o seguinte: “A cristalização do mel é um processo natural que ocorre devido à separação da glicose da frutose, formando cristais. O tipo da origem floral, o pólen e o néctar das flores utilizado pelas abelhas para produzir o mel são fatores que interferem na rapidez da cristalização do mel. Dependendo da temperatura e da florada, o mel leva mais ou menos tempo para cristalizar”.
É possível reverter a cristalização do mel? Sim, basta aquecer o recipiente onde se encontra o mel e metê-lo em banho-maria a 40ºC. É fácil, não é?
Já que está aqui, e agora que sabe que a cristalização é um processo natural e que não traz nada de prejudicial à nossa saúde e ao mel, queríamos falar-lhe do Mel Rosmaninho Cristalizado da Quinta das Tílias. Já conhece? Veja aqui. Este mel tem origem em diferentes plantas com grande destaque para o rosmaninho. Com sabor suave e doce, o Mel Rosmaninho Cristalizado é um mel de aroma floral pouco intenso e com textura cremosa.
O gosto doce do mel de rosmaninho torna-o num dos mais apreciados para usar como adoçante na cozinha ou como complemento em cocktails ou sumos. O mel é um alimento natural com inúmeros benefícios que, se consumido com moderação e equilíbrio, poderá ter um impacto positivo na sua saúde.