Nenhum produto no carrinho.

Produto removido com sucesso

O mel não é igual em todo o lado. O que compramos no supermercado, produzido em massa, é misturado para obter um sabor genérico. Ou seja, perde a graça toda, pois cada mel tem a sua história e para tal muito depende o clima, a fonte do néctar, o terreno e a matéria recolhida pela abelha. Diferentes variedades, diferentes sabores e cores. É como o vinho ou o café.

Quem gosta de cozinhar sabe bem como aquela transformação e invenção de pratos pode ser arte.

O mel pode ser também um grande aliado, pois permite combinações maravilhosas.

É sobre isso que vamos escrever desta vez, deixando algumas ideias. Vamos a isso?

Melão com presunto e mel. Frango com mel.

Começamos pelo tomilho. O mel de tomilho pode ser usado em margaritas, em frango assado com frutas e até em cenouras tostadas. Imagine a explosão de sabores.

Continuemos, continuemos. O mel de tília, de cor âmbar dourado e uma certa tonalidade verde, tem aroma a frutos suaves e tropicais. O sabor é suave e com alguns apontamentos de fruta por amadurecer. Há quem se aventure a combinar o mel de tília com melão verde e folhas de hortelã frescas, mas também com diferentes tipos de queijo, como cheddar ou ricotta.

O mel de eucalipto poderá muito bem ligar com iogurte grego, no chá, nomeadamente de flor de sabugueiro, ou também com queijos de cabra. Outra hipótese é juntar este mel a toranja grelhada.

Já o mel de medronheiro liga bem com limão e melões, mas também com queijos azuis. As natas também lhe piscam o olho. Com a sua ligeira acidez, estaria muito bem abraçado com maçãs e tangerinas, mas também encaixaria perfeitamente num chá de camomila ou num fresquinho chá verde.

Para o mel de rosmaninho oferecemos mais algumas soluções, algumas verdadeiramente arrojadas, mas lembre-se que cada dia na cozinha pode ser uma revolução. Com este mel podemos fazer uma maravilhosa limonada, mas também os cupcakes ficam muitíssimo bem com frosting de mel de rosmaninho. Biscoitos, papas e aqueles chiques lattes geladinhos com este mel também encaixam agradavelmente. Bolos, caramelos e geleias também saem a ganhar com este mel. É um mundo de possibilidade, certo?

Há também outros tipos de mel menos comuns, mas que prometem iguarias e combinações deliciosas. O mel de framboesa, por exemplo, delicado e floral, casaria com framboesa, pêssego e pêra, mas também no famoso pequeno-almoço inglês ou chá de natas azedas.

E o mel de flor de laranjeira? Também estaria bem numa limonada ou a dar outro brilho ao queijo manchego.

Enfim, em cada mel há o potencial para nos fazermos felizes e aos outros de diferentes maneiras. Há também um sem número de possibilidades para combinar com alimentos.

Agora só falta experimentar: vamos arriscar? Retire ideias para os seus próximos cozinhados nas receitas que partilhamos consigo. Clique aqui e inspire-se.

Conheça as nossas variações de mel:

Veja também

Subscreva a newsletter e faça parte do nosso mundo!

As novidades estão sempre a chegar à Quinta das Tílias: novas delícias de mel, hidromel e chocolates, bem como os seus produtos preferidos de beleza e saúde que só as abelhas conseguem fornecer.

E-mail adicionado com sucesso, obrigado