Nenhum produto no carrinho.

Produto removido com sucesso

Água-mel. Soa bem, não soa?

Suave, leve, adocicado. Este produto, como tantas outras substâncias que derivam do mel, tem propriedades biológicas antimicrobianas, antivirais e antioxidantes. Hoje vamos descobrir em que consiste a água-mel, assim como os seus componentes e finalidade.

A água-mel (pode conhecê-la aqui) é obtida a partir dos restos de mel, pólen e própolis que ficam na cera de opérculos após fervura em água. O opérculo é a designação da película de cera que as nossas amigas abelhas utilizam para fechar os alvéolos cheios de mel. Há muito tempo, puxando a fita a outros tempos, a água-mel já era usada como alimento, nomeadamente para adocicar o leite ou o chá, ou até na confeção de doces e bolos. Agora também os chefes, com a criatividade que os distingue, começaram a recorrer à água-mel para dar um toque fino à sua cozinha de autor. O tempero de saladas é um exemplo.

A água-mel, que para ser inventada tem de esperar a lavagem das ceras extraídas dos opérculos e a sua dissolução em água quente, tem cor castanho escuro. Para saber se a água-mel está pronta deixa-se cair uma gota da mesma na unha – se ficar redondinha, considera-se que está pronta e pode retirar-se da fonte de calor. Este produto, como já vimos, não é apenas utilizado para cozinhar ou tornar mais doce uma bebida qualquer, é também uma ferramenta contra constipações e doenças das vias respiratórias, por exemplo.

Colher de Mel, Água-mel

“As características físico-químicas da água-mel, bem como algumas das suas propriedades biológicas (anti-microbianas, anti-virais e anti-oxidantes), foram recentemente reveladas”, pode ler-se num trabalho académico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, sobre a água-mel. “Verificou-se que, em geral, a atividade antioxidante correlaciona melhor com os pigmentos castanhos (melanoidinas) do que com os fenóis; a atividade antimicrobiana encontrada na água-mel confirma as virtudes que lhe são atribuídas tradicionalmente. Além disso, este trabalho revela as propriedades antivirais da água-mel evidenciadas por uma diminuição na infecciosidade do bacteriófago Qβ.” Ou seja, um vírus bacteriano.

O Projecto ÁGUA-MEL, desenvolvido pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, permitiu descobrir mais coisas sobre este produto com grande tradição no nosso país. O trabalho desenvolvido por alguns parceiros nas várias tarefas executadas permitiu concluir, por exemplo, que “o efeito da água-mel estende-se para além do efeito na inibição do crescimento bacteriano, afectando as capacidades de aderência e de virulência de bactérias que são caracterizadas pela sua elevada capacidade de aquisição de resistência aos antimicrobianos, bem como elevado potencial patogénico”.

Segundo o estudo do tal trabalho académico mencionado em cima, os açúcares mais importantes encontrados nas amostras de água-mel foram glucose e frutose, cujas concentrações também aumentaram ao longo do tempo. “Em conclusão, a água-mel possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas e antivirais que podem ser atribuídas aos fenóis e melanoidinas. A água-mel tem uma qualidade microbiológica apropriada para consumo humano, contudo tal como para o mel não é recomendável o seu consumo a crianças com idades inferiores a dois anos, apesar das amostras analisadas no presente estudo não apresentarem valores de esporos de Clostrideos sulfito-redutores.” As Clostridium são bactérias anaeróbias, amplamente distribuídas na natureza, consideradas como parte integrante da flora intestinal de animais de sangue quente e humano, e capazes de formar esporos. As células vegetativas de Clostridium encontram no intestino condições favoráveis à criação de esporos. Finalmente, de volta à água-mel, há vários fatores que podem interferir na produção da mesma, nomeadamente o tipo de mel, relação matéria sólida inicial-água, tipo de recipiente utilizado e aquecimento podem explicar.

Os produtos da Quinta Das Tílias, que pode conhecer aqui, são concebidos da forma mais natural e de modo sustentado, de maneira a não colocar a qualidade de vida das nossas amigas abelhas em risco. Temos muito respeito por elas, pois são o nosso modo de vida, não cansamos de o dizer. A água-mel, como tudo o que temos vindo a escrever até aqui neste blog, só é possível graças às nossas queridas abelhas.

Conheça este produto:

Água-Mel
6,00

Água-mel

6,00

Veja também

Subscreva a newsletter e faça parte do nosso mundo!

As novidades estão sempre a chegar à Quinta das Tílias: novas delícias de mel, hidromel e chocolates, bem como os seus produtos preferidos de beleza e saúde que só as abelhas conseguem fornecer.

E-mail adicionado com sucesso, obrigado