Nenhum produto no carrinho.

Produto removido com sucesso

O mel é como as pessoas. Cada um é como cada qual, não é?, e tem em si a forma como foi magicado, educado ou de onde vem. As raízes. Ou seja, o sabor, aroma e substância de cada mel são diferentes e dependem de alguns fatores.

Esses pequenos traços culturais, a personalidade ou o lugar de origem, são decisivos para todo e qualquer mel. Na verdade, os elementos do mel dependem sobretudo da fonte floral, mas também a época e o ambiente são decisivos para a sua versão final.

À boleia da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, para começar, vamos partilhar com o leitor da Quinta das Tílias os vários tipos de mel que existem por aí.

Vamos a isso?

Do mel da abelha Apis mellifera, podemos salientar dois: laranjeira e eucalipto. O primeiro é um mel claro, com um aroma e coloração especiais. O mel de laranjeira tem, como esperado, um aroma e sabor cítricos. Também tem propriedades relaxantes, que acalmam a carapaça e o corpo de qualquer um, ajudando em tempos de insónias. A digestão sairá beneficiada com este tipo de mel, diz quem escreve sobre o assunto.

Já o mel de eucalipto é mais escuro, dourado com toques esverdeados, com um gosto doce e com salpicos de notas ácidas. É bastante rico em minerais, algo muito importante para combater as dores de garganta e os sintomas de sinusite, por exemplo. Tem uma ação expetorante.

Variados tipos de Mel

Depois, explica-nos a Associação dos Comerciantes e Embaladores de Mel de Espanha, temos o mel da planta acácia, cuja cristalização é geralmente lenta. Tem uma cor translúcida e o aroma é floral e delicado. Promove o relaxamento e é um aliado importante contra a anemia.

O mel de tomilho é diferente, tem uma cor âmbar com umas pinceladas a puxar o avermelhado aqui e ali. Aroma floral, divino já sabemos, é doce e ácido, às vezes salgado, é de uma riqueza singular. Quanto à utilidade para a saúde, é famoso pelas suas propriedades antissépticas.

Finalmente, o mel de rosmaninho, que é uma planta (Lavandula stoechas) aromática labiada, nativa do Mediterrâneo, tem folhas lineares e flores em forma de espiga, rosadas ou violáceas. A flor desta planta chama-se alfazema. De cor clara, com aroma característico a rosmaninho, é utilizado de forma tradicional pelas suas propriedades antiespasmódicas e anticonvulsivas. Mais: o mel de rosmaninho da Quinta das Tílias, por exemplo, que pode conhecer clicando aqui, destaca-se pelo aroma floral pouco intenso e um gosto doce e subtil. 

O mel é considerado um importante complemento à alimentação, já que tem um alto teor energético e é rico em substâncias benéficas ao equilíbrio do organismo, tais como vitaminas, minerais e aminoácidos. Mas cada mel é um mel, e é isso, o conhecer as suas singularidades, um dos encantos desta arte.

É a magia das abelhas e dos lugares onde os milagres acontecem. Já experimentou quantos tipos de mel? Conheça os nossos aqui.

Conheça as nossas variações de mel:

Frasco de Mel de Eucalipto
5,00

Mel Eucalipto 500g

Quero!
Frasco de 1Kg de Mel Rosmaninho
9,00

Mel Rosmaninho 1kg

Quero!
Um Frasco de Mel Rosmaninho de 500g
5,00

Mel Rosmaninho 500g

5,00
5kg de Mel Rosmaninho
42,00

Mel Rosmaninho 5kg

Quero!
Frasco de 1Kg de Mel Eucalipto
9,00

Mel Eucalipto 1kg

Quero!
Frasco de Mel Rosmaninho BIO
7,00

Mel Rosmaninho BIO 500g

Quero!
Um frasco de Mel Rosmaninho BIO
4,00

Mel Rosmaninho BIO 100ml

Quero!
Um frasco de Mel Medronheiro de 100ml
3,50

Mel Medronheiro 100ml

Quero!
Um frasco de Mel Medronheiro
4,50

Mel Medronheiro 250g

Quero!
Um frasco de Mel Tília
4,50

Mel Tília 250g

Quero!
Um frasco de Mel Tomilho
4,00

Mel Tomilho 100ml

Quero!
Um frasco de Mel Tomilho
6,50

Mel Tomilho 250g

Quero!
Frasco de Mel Rosmaninho com Própolis
6,00

Mel Rosmaninho com 5% Própolis 250g

6,00
Mel Rosmaninho Cristalizado
5,50

Mel Rosmaninho Cristalizado 500g

5,50

Veja também

Subscreva a newsletter e faça parte do nosso mundo!

As novidades estão sempre a chegar à Quinta das Tílias: novas delícias de mel, hidromel e chocolates, bem como os seus produtos preferidos de beleza e saúde que só as abelhas conseguem fornecer.

E-mail adicionado com sucesso, obrigado