Nesta altura do ano, com o frio e as constantes mudanças de temperatura a que estamos expostos, o corpo vai revelando algumas falências ou cedências.
A irritação da garganta é uma das queixas mais habituais, certo?
Pois bem, falemos nessa incómoda impressão. A irritação de garganta pode ter causas virais ou bacterianas. Que causas existem para as dores ou irritação de garganta? A causa mais comum costuma ser a infecção viral, nomeadamente gripes e constipações, e é possível que vá desaparecendo naturalmente. Mas as bactérias também podem entrar em ação, pelo que aí é necessário o recurso a antibióticos.
A nossa recomendação para se proteger e cuidar da garganta é o nosso própolis (pode ver todos os produtos de própolis que temos disponíveis aqui). E apontamos sobretudo para duas soluções: os comprimidos mastigáveis de própolis (aqui) e o própolis spray (aqui).
Como tomar os comprimidos? Para prevenção, basta tomar um ou dois por dia. Se a ideia é combater alguma irritação ou dor, recomendamos dois ou quatro por dia. E como se toma? Fácil: engolir, chupar ou mastigar.
Quanto ao spray, os benefícios do própolis são fortalecidos com a ação do mel, da equinácea e do poejo. Deve usar o spray cinco vezes por dia, com duas vaporizações de cada vez diretamente na garganta.
Recordando as maravilhas desta substância, o própolis é produzido pelas abelhas para proteger a sua colmeia. Os benefícios deste produto estão relacionados com a ação antioxidante dos seus compostos.
Quais as ações do própolis e o que contribui para o organismo?
Antibacteriana: grande utilidade no tratamento de infeções bacterianas das vias respiratórias, como amigdalite, faringite, laringite, sinusite, bronquite, rinite, pneumonia;
Antifúngica: inibe a proliferação de doenças causadas por fungos, como micoses ou dermatites fúngicas;
Anti-inflamatória: redução do risco de desenvolvimento de doenças como artrite, doenças reumáticas, lúpus ou psoríase;
Antiviral: o própolis atua também contra vários vírus, como herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, sendo importante ainda na prevenção e tratamento de gastroenterites virais, herpes, gripes, conjuntivites ou dores de garganta de origem viral.
O própolis é uma goma ou resina de composição complexa que é recolhida pelas abelhas a partir de várias plantas.