As formas são semelhantes, por isso acaba por ser normal muita gente fazer confusão entre abelhas e vespas. A quantidade de espécies de abelhas e vespas é enorme. No fundo, falamos essencialmente de duas famílias diferentes: apidae e vespidae. E nestas duas famílias há milhares de espécies de cada um dos lados.
No caso das vespas, da família vespidae, pode haver até 10 mil espécies de vespas. No caso das abelhas, da família apidae, há cerca de 20 mil tipos de abelhas. É uma enormidade, certo?
Mas há ligeiros detalhes a que nos podemos agarrar para fazer a distinção entre abelhas e vespas. Vamos a isto?
- A maneira mais fácil talvez terá que ver com o volume da carcaça das meninas. Pois bem, as abelhas têm os corpos mais robustos e menos atléticos, enquanto as vespas apresentam uma cintura muito fina entre o tórax e abdómen. E isto terá a ver com terem sido desenhadas para fins diferentes: enquanto as vespas buscam comida de outros animais, as abelhas voam serenamente de flor em flor, ou seja, são mais frágeis e não precisam de estar equipadas para combates (o que depois as prejudica quando são atacadas pela famosa e enorme vespa asiática).
- Mais uma dica, talvez decisiva para fazer o reconhecimento de ambas as espécies: as abelhas apresentam um casaquinho peludo que ajuda a acumular o pólen, com um amarelo e castanho mais esbatidos, e as vespas têm um corpo liso e brilhante, evidenciando melhor o pijama amarelo e preto.
- Outro truque é reparar na posição das asas quando abelhas e vespas estão em repouso. As asas das vespas ficam apontadas para cima, já a das abelhas ficam na horizontal.
- O comportamento de ambas também é diferente. Enquanto as abelhas são dóceis e só ferram quando se sentem ameaçadas, colocando assim fim à própria vida, as vespas são mais agressivas, sendo que podem picar e voltar a picar.