Quantas abelhas viu hoje? E ontem? E na última semana? E no mês que passou? Como temos vindo a escrever e a alertar por aqui, no blog da Quinta das Tílias, há cada vez menos abelhas e cada vez mais ameaças à sua sobrevivência. Já sabemos tão bem também quão importantes são para o nosso mundo e para nós, certo?
Pois bem, desta vez escrevemos para aqueles que querem salvar uma abelha de cada vez, um dia de cada vez. Como elas o fazem diariamente, silenciosamente, é a nossa vez.
Como podemos, afinal, atrair as abelhas para os nossos jardins, para estarem em segurança e a prosperar?
Para começar, pode plantar tudo o que são plantas azuis, verdes, amarelas, vermelhas e roxas, já que as abelhas se sentem naturalmente atraídas por cores mais vibrantes e brilhantes.
Quer brilhar junto das nossas amigas que vestem todos os dias a farda amarela e preta? Ora bem, basta plantar plantas melíferas. É que as abelhas, as obreiras já sabemos, andam sempre à procura do néctar e do pólen das flores, são essas as suas principais fontes de alimento.
Plantar alfazema, tomilho, menta, girassol, verbena, sálvia ou alecrim é também uma boa opção, explica-nos o portal “SoCientífica”. Mas podemos ir por outro lado também, plantando cerejas, morangos, melões, peras e maçãs.
Não limpar demasiado o jardim é outra dica que esta publicação nos deixa, já que as abelhas “se sentem confortáveis num ambiente onde a biodiversidade pode prosperar”. Isto é, é aconselhável permitir o crescimento de plantas selvagens. No fundo, quanto mais flores silvestres existirem no seu jardim, mais agradadas estarão as abelhas.
Criar abrigos e instalar um ou mais pontos de água também será viável para o conforto das nossas queridas abelhas.
Voltamos aonde começámos: quantas abelhas viu hoje? E ontem? E na última semana? E no mês que passou? Está na hora de ajudarmos as abelhas que tanto fazem por nós. Uma de cada vez.