Nenhum produto no carrinho.

Produto removido com sucesso

Quando celebramos o Dia Mundial das Abelhas a 20 de maio, rendemos uma homenagem à sua decisiva e mágica atividade no nosso mundo e no jeito que vivemos. O objetivo deste dia, implementado em 2017 pelas Nações Unidas, é garantir ou promover a proteção das abelhas como agentes de polinização, um leque de protagonistas sublimes que inclui ainda borboletas, morcegos e beija-flores.

Sabia que quase 90% das espécies de flores silvestres dependem dos polinizadores, assim como 75% das plantações de alimentos?

A história deste Dia Mundial das Abelhas explica-se em esloveno. O amor e o cuidado da Eslovénia pelas abelhas e pelos poderes mágicos delas remonta ao século 18, quando a imperatriz Maria Teresa fundou ali a primeira escola de apicultura do mundo. O professor responsável pela escola foi Anton Janša, um homem que é considerado, pelas suas técnicas inovadoras, o pioneiro da apicultura moderna. Janša nasceu a 20 de maio de 1734. É por isso que o Dia Mundial da Abelha se celebra a cada dia 20 do mês 5, é uma homenagem a este homem, um pioneiro e um amante das abelhas que tanto apreciamos na Quinta das Tílias.

Segundo este artigo do “Mirante” do ano passado, das 68 espécies de abelhas existentes na Europa, 24% estavam em extinção em 2014. Nos Estados Unidos desapareceram 44% das colónias existentes em 2016, de acordo com números da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Está na hora de olharmos por elas como elas olham por nós, certo?

Neste Dia Mundial das Abelhas não se esqueça de contar a alguém qualquer coisa sobre as nossas amigas abelhas ou até partilhar um texto ou o blog da Quinta das Tílias. Quando as conhecemos melhor, sentimos mais admiração e respeito pelo que as abelhas fazem por nós. O medo e a indiferença, muitas vezes, trata-se apenas de falta de conhecimento, de ignorância. Também podemos combater isso. Junte-se a nós e partilhe histórias sobre as abelhas.

Nesta quinta-feira comemora-se o Dia Mundial da Abelha, um dia escolhido pela ONU, como já vimos, para sensibilizar o mundo para a necessidade de preservar este belíssimo animal, fundamental para manter o equilíbrio ecológico do nosso mundo.

Para além de contar histórias, podemos fazer alguma coisa pelas nossas amigas abelhas? Sim:

  • Plante diversidade de espécies nativas que floresçam em diferentes estações;
  • Compre mel natural de produtores locais;
  • Adquira produtos de fontes e produtores sustentáveis;
  • Evite pesticidas, herbicidas e outros produtos nocivos no seu jardim;
  • Proteja colónias de abelhas – sempre que possível adote uma colmeia;
  • Mantenha uma fonte de água para as abelhas ao deixar um recipiente com água no seu jardim, varanda ou janela;
  • Ajude os ecossistemas florestais;
  • Aumente a consciencialização com a partilha de informações entre comunidades e grupos; a redução das abelhas afeta-nos a todos.

Para quem estiver sedento de conhecimento e quiser mergulhar no mundo das abelhas, pode sempre seguir os webinars no canal do YouTube do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), que contam com oradores nacionais e internacionais especialistas nesta área. Em baixo, o programa para esta quinta e sexta-feira:

  • 20 de maio, 17h30 (GMT+1): webinar “O papel dos polinizadores na especiação das plantas”, por Isabel Marques (Instituto Superior de Agronomia, ISA-ULisboa) – link: https://youtu.be/LQB26eNisXk
  • 21 de maio, 17h30 (GMT+1): webinar “Polinizadores em ação”, por Adriana Galveias (Ciência Viva)- link: https://youtu.be/Ot8KZ2rxcdo

Veja AQUI o programa completo do cE3c.

Veja também

Subscreva a newsletter e faça parte do nosso mundo!

As novidades estão sempre a chegar à Quinta das Tílias: novas delícias de mel, hidromel e chocolates, bem como os seus produtos preferidos de beleza e saúde que só as abelhas conseguem fornecer.

E-mail adicionado com sucesso, obrigado