Nenhum produto no carrinho.

Produto removido com sucesso

O própolis já tem poucos segredos para os leitores e clientes da Quinta das Tílias. O própolis é a tal substância que é como uma goma ou resina de composição complexa que é recolhida pelas abelhas a partir de várias plantas. Os benefícios para a saúde são muitos, devido sobretudo às ações antibacteriana, antiviral, antifúngica e anti-inflamatória desta matéria.

Se já é consensual que o própolis traz benefícios para o nosso organismo, que utilidade tem para as abelhas?

Ora, as nossas amigas recorrem a esta substância para protegerem as suas colmeias, aplicando ali uma fina camada daquela substância sobre a parede interna das células do favo que constroem e utilizam. E porquê? Para prevenir perdas de humidade nos períodos de seca, assim como o seu excesso aquando da temporada das chuvas. No fundo, regulam o nível de humidade e tornam o ambiente ideal.

A tal camada fina de própolis funciona como uma espécie de verniz, tornando as paredes da colmeia mais escorregadias e matreiras, ajudando assim na hora de expulsar ou desencorajar eventuais invasores como as formigas, por exemplo. Mais: o própolis é ainda usado para isolar pequenos buracos e pequenas fissuras da colmeia, assim como para reparar favos e reforçar as extremidades das células, protegendo assim as colmeias, seja de invasores ou de temporais desavindos.

Extrato de Própolis e Própolis liquido

Há também, para além do olhar mecânico sobre o própolis, a mirada biológica. Isto é, essa substância serve também para embalsamar invasores mortos pelas abelhas, que estas não conseguem expulsar (e assim evitam a sua natural putrefação). As bactérias e os fungos têm a vida dificultada perante a presença do própolis. Por isso, todas as células de criação são revestidas com uma fina camada de própolis antes de a rainha colocar no seu interior um ovo.

A extração do própolis coloca então em risco as abelhas e a segurança das suas casas? Não. Elas mantêm sempre a proteção das colmeias, pois renovam o contingente de própolis.

Resta saber como se faz a extração do própolis.

Nesta altura do ano, com as temperaturas a descer, torna-se mais fácil proceder à separação do própolis da madeira, ao mesmo tempo que o seu estado rígido limita a possibilidade de contaminação com pedaços de madeira ou de abelhas.

De acordo com a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), é recomendada a utilização de uma espátula de aço inoxidável, pouco afiada, de forma a reduzir o risco de arrastar farpas de madeira. Não se deve raspar sobre madeiras pintadas, pois as tintas são o principal contaminante do própolis, ou seja, deve-se apenas raspar o própolis das superfícies interiores do material, quer sejam as alças, as tampas ou os ninhos. Apenas os quadros podem ser totalmente raspados. A própolis que se encontra nos estrados deve ser rejeitada.

Outro detalhe importante: deve-se ter o cuidado de realizar estas operações com as mãos limpas – de mel, sujidade, ou qualquer outra substância – para evitar contaminações. É avisado igualmente evitar expor o própolis à luz direta do sol, assim como proceder de imediato à sua armazenagem em locais frescos, evitando que se compacte, pelo que não se deve comprimir com as mãos formando bolas, mas sim mantê-lo sob a forma de escamas. Não devem ser misturados própolis de diferentes origens.

O recurso a redes para extração do própolis também é possível mediante algumas recomendações. As redes metálicas, por exemplo, não devem ser utilizadas pois contaminam o própolis. Já as de fibra de vidro tendem a rasgar-se com facilidade, pelo que as de plástico (mosquiteiras, por exemplo) são as melhores. Ah, e devem ser brancas ou de cores claras, ok?

Finalmente, após a coleta do própolis, é essencial proceder à limpeza. Para tal, recorra a uma pinça, tendo o cuidado de retirar todos os contaminantes, como pedaços de abelhas ou de madeira, bem como todas as raspas de própolis que possam ter pintura aderente, já que esta é uma das principais fontes de contaminação, alerta a FNAP.

Conheça estes produtos:

Pack de Pólen e Extracto de Própolis
19,00

Pack Imunidade

Quero!
Conta gotas de Extracto de Própolis sem Álcool
11,00

Extrato de Própolis sem Álcool

11,00
Conta Gotas de Extracto Própolis Glicólico
11,00

Extrato Própolis Glicólico

Quero!
Extracto Própolis Solução Alcoólica em Gotas
9,00

Extrato Própolis Solução Alcoólica

9,00
Saqueta de Extracto Seco de Própolis
9,00

Extracto Seco de Própolis

9,00

Veja também

Subscreva a newsletter e faça parte do nosso mundo!

As novidades estão sempre a chegar à Quinta das Tílias: novas delícias de mel, hidromel e chocolates, bem como os seus produtos preferidos de beleza e saúde que só as abelhas conseguem fornecer.

E-mail adicionado com sucesso, obrigado