Nenhum produto no carrinho.

Produto removido com sucesso

Há cada vez mais artigos espalhados pela Internet, de publicações científicas e de jornais, a mencionar os benefícios para o nosso organismo do própolis (veja aqui todos os nossos produtos de própolis), uma goma ou resina de composição complexa que é recolhida pelas abelhas a partir de várias plantas. A ciência já confirmou que a composição do própolis é capaz de ativar as nossas células de defesa, favorecer o reconhecimento de agentes invasores para que sejam combatidos e eliminados, fortalecendo assim o nosso sistema imunitário. Há cada vez menos dúvidas: o própolis tem uma ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e anti-inflamatória.

Variados Produtos com Própolis numa mesa

 

Alguns exemplos dessa ação do própolis:

Antibacteriana: o própolis tem grande utilidade no tratamento de infeções bacterianas das vias respiratórias (amigdalite, faringite, laringite, sinusite, bronquite, rinite, pneumonia…) e de outros problemas como gengivite, estomatites, abcessos dentários, assim como promove a integridade do esmalte dentário e ajuda a prevenir cáries e a doença periodontal.

Antifúngica: o própolis inibe a proliferação de doenças causadas por fungos, como micoses, dermatites fúngicas.

Anti-inflamatória: a composição do própolis garante-lhe propriedades anti-inflamatórias, sobretudo no que toca à redução do risco de desenvolvimento de doenças como artrite, doenças reumáticas, lúpus, psoríase, por exemplo.

Antiviral: o própolis atua também contra vários vírus (herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, por exemplo), sendo assim um trunfo na prevenção e tratamento de gastroenterites virais, herpes, gripes, conjuntivites ou dores de garganta de origem viral.

 

Vitaminas A, B, C e D: aliados do sistema imunitário

Mas a ação do própolis não se fica por aqui. As propriedades desta substância permitem combater excedentes de radicais livres associados ao envelhecimento precoce e a danos celulares, assim como lutar contra o acne, pois liberta na pele substâncias de ação antibacteriana.

O própolis é rico em vitamina A, ou seja, tem um papel importante nas duas frentes do nosso sistema imunitário: na imunidade inata, que é a nossa primeira barreira de defesa contra agentes invasores, e na imunidade adaptativa, que desempenha uma defesa mais especializada, específica para cada tipo de invasor.

Mas esta substância magicada pelas nossas amigas abelhas, o própolis, detém também várias vitaminas B, que de uma forma geral participam em todas as etapas do funcionamento do sistema imunológico. Além disso, possuem uma tarefa importante na regulação da inflamação (ação antioxidante), pois são responsáveis pela produção e desenvolvimento de anticorpos.

E não, não se fica por aí: a vitamina C presente no própolis reduz a duração e severidade de gripes e constipações através da sua capacidade de acelerar a resposta das células imunes, o que contribui para o alívio e encurtamento do período com dores no corpo, febre e dores de garganta. Já a vitamina D é responsável por várias ações no controlo de doenças autoimunes, assim como na defesa contra infeções de vias respiratórias.

 

Afinal, o que é o própolis?

O própolis pode ter cor verde-pardo, castanho ou um tom encarniçado, havendo casos em que é quase negra, pois isso depende da sua origem botânica. É, como vimos em cima, uma goma ou resina de composição complexa que é recolhida pelas abelhas a partir de várias plantas.

O própolis é usado para vedar e desinfetar as colmeias porque tem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Mais: sem essa defesa proporcionada pelo própolis, as colmeias estariam mais sensíveis a vírus e bactérias e vulneráveis a insetos e microrganismos invasores. Por outras palavras, o própolis é uma substância natural, obtida a partir da saliva das abelhas em contacto com a secreção produzida pelas flores. O própolis é usado há milhares de anos, pois já circulava a informação de que era e é um soldado ao serviço do nosso sistema imunitário.

Conheça estes produtos:

Conta gotas de Extracto de Própolis sem Álcool
11,00

Extrato de Própolis sem Álcool

11,00
Um frasco de Spray de Própolis
9,00

Própolis Spray

9,00
Xarope Própolis
13,00

Xarope Própolis

13,00
Frasco de Comprimidos Mastigáveis de Própolis
13,00

Própolis Complex Comprimidos Mastigáveis

13,00
Conta Gotas de Extracto Própolis Glicólico
11,00

Extrato Própolis Glicólico

Quero!
Extracto Própolis Solução Alcoólica em Gotas
9,00

Extrato Própolis Solução Alcoólica

9,00
Saqueta de Extracto Seco de Própolis
9,00

Extracto Seco de Própolis

9,00

Veja também

Subscreva a newsletter e faça parte do nosso mundo!

As novidades estão sempre a chegar à Quinta das Tílias: novas delícias de mel, hidromel e chocolates, bem como os seus produtos preferidos de beleza e saúde que só as abelhas conseguem fornecer.

E-mail adicionado com sucesso, obrigado