Nenhum produto no carrinho.

Produto removido com sucesso

O própolis (veja aqui todos os nossos produtos de própolis), utilizado por sacerdotes egípcios e gregos num tempo distante, é uma goma ou resina de composição complexa que é recolhida pelas abelhas a partir de várias plantas, que desenvolveram esse mecanismo para a proteção das suas folhas, flores e frutos. A finalidade é só uma: prevenir infeções que resultam de feridas ou cortes, por exemplo. Ou seja, através da produção de uma substância resinosa com potencial antimicrobiano, o própolis, as plantas impedem a sua putrefação. A substância é à prova de água e com propriedades de isolamento térmico. É mais um milagre da natureza…

O própolis pode ter cor verde-pardo, castanho ou um tom encarniçado, havendo casos em que é quase negra, pois tudo depende da sua origem botânica. O própolis é usado para vedar e desinfetar as colmeias, pois tem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Mais: sem essa defesa proporcionada pelo própolis, as colmeias estariam mais sensíveis a vírus e bactérias e vulneráveis a insetos e microrganismos invasores.

E quem é que vai garimpar esta substância milagrosa?

Ora, o própolis é recolhido pelas abelhas obreiras que têm mais de 15 dias de idade e que são especializadas para esta atividade. Estas abelhas são geralmente mais velhas do que aquelas que constroem o favo, pois têm as suas glândulas produtoras de cera atrofiadas. Favo é a estrutura feita de cera ou de fibras vegetais usadas pelas abelhas e vespas para a construção das colmeias. Retomando, o processo é mais ou menos simples: as abelhas utilizam o resultado do metabolismo de defesa das plantas para protegerem as suas colmeias, recolhendo as resinas de rachas na casca de árvores, de folhas e ramos. Após a recolha e, à semelhança do que fazem com outros produtos da colmeia, adicionam enzimas salivares. Esta goma já mastigada é seguidamente misturada com cera de abelha e outros materiais estranhos à sua composição.

De acordo com este artigo da “Veja”, de 2017, “não param de sair estudos apontando a eficácia do própolis contra vírus, bactérias e fungos”. A reboque de uma investigação levada a cabo por membros de duas universidades brasileiras, aquela revista brasileira revelou que, “para além de combater o excedente de radicais livres, já associado ao envelhecimento precoce e a danos celulares”, o própolis “mostrou-se bastante eficaz frente aos micróbios”. Segundo aquele estudo, o própolis tem um impacto positivo no combate às amigdalites e acne, por exemplo, assim como protege os dentes e fortalece a imunidade.

Algum Própolis, uma mesa. Beneficios Própolis

O que sabemos hoje, afinal, sobre os vários compostos presentes no própolis?

Pelo menos, que provêm de três fontes: de resinas de plantas recolhidas pelas abelhas, de substâncias segregadas pelo metabolismo das abelhas (cera e enzimas salivares) e ainda de outras substâncias, introduzidas durante a elaboração do própolis.

Na Quinta das Tílias, onde temos vários produtos com esta substância que garante uma ação antioxidante, acreditamos que o própolis se trata de um produto com um mercado altamente promissor, que se pode transformar numa importante fonte de rendimento para o apicultor. Afinal, esta é bastante utilizada em apiterapia para a elaboração de inúmeros medicamentos e, considerando que atualmente existe grande procura por produtos naturais e de qualidade, torna-se imprescindível que o apicultor capriche ao máximo para não alterar as suas propriedades, procurando evitar ou reduzir ao máximo o nível de contaminantes.

Os principais países produtores de própolis são Rússia, China, Estados Unidos, Brasil e Austrália. Na União Europeia os líderes neste segmento são França, Espanha, Itália, Alemanha e Bulgária. Os principais mercados moram em países como Alemanha, Itália, França, Suíça, Japão e Estados Unidos.

 

Pontos-chave:

  • O própolis é uma goma ou resina de composição complexa que é recolhida pelas abelhas a partir de várias plantas, que desenvolveram esse mecanismo para a proteção das suas folhas, flores e frutos.
  • O própolis, que contém enzimas salivares das abelhas (que a misturam com a sua cera e com outros materiais estranhos à sua composição), é usado para vedar e desinfetar as colmeias, pois tem propriedades antifúngicas e antibacterianas.
  • O própolis é recolhido pelas abelhas obreiras que têm mais de 15 dias de idade e que são especializadas para este fim.
  • Esta substância é eficaz contra vírus, bactérias e fungos, mas não só, combate o excedente de radicais livres, já associado ao envelhecimento precoce e a danos celulares, assim como é bastante eficaz face a micróbios. O própolis, dizem vários estudos, fortalece a imunidade

Conheça estes produtos:

Conta gotas de Extracto de Própolis sem Álcool
11,00

Extrato de Própolis sem Álcool

11,00
Creme com Mel e Própolis para Manchas
18,00

Creme com Mel e Própolis para Manchas

18,00
Um frasco de Creme com Própolis para Pés
9,00

Creme com Própolis para Pés

9,00
Um frasco de Spray de Própolis
8,50

Própolis Spray

8,50
Batom Protetor Labial de Própolis
4,00

Protetor Labial de Própolis

4,00
Creme de Própolis
12,00

Creme Própolis

12,00
Xarope Própolis
13,00

Xarope Própolis

13,00
Frasco de Comprimidos Mastigáveis de Própolis
13,00

Própolis Complex Comprimidos Mastigáveis

13,00
Conta Gotas de Extracto Própolis Glicólico
11,00

Extrato Própolis Glicólico

Quero!
Extracto Própolis Solução Alcoólica em Gotas
9,00

Extrato Própolis Solução Alcoólica

9,00
Saqueta de Extracto Seco de Própolis
9,00

Extracto Seco de Própolis

9,00
Um saco ou pacote de Própolis
8,50

Própolis

8,50
Um Sabonete de Própolis
3,00

Sabonete de Própolis

Quero!
Frasco de Mel Rosmaninho com Própolis
6,00

Mel Rosmaninho com 5% Própolis 250g

6,00
Conjunto com um Creme Mãos Mel e Geleia Real, Sabonete de Própolis, Mel Rosmaninho Bio e uma Colher de Mel
13,00

Conjunto Caixa Hexágono

13,00

Veja também

Subscreva a newsletter e faça parte do nosso mundo!

As novidades estão sempre a chegar à Quinta das Tílias: novas delícias de mel, hidromel e chocolates, bem como os seus produtos preferidos de beleza e saúde que só as abelhas conseguem fornecer.

E-mail adicionado com sucesso, obrigado