Numa frase curta: o própolis é eficaz contra vírus, bactérias e fungos, mas não só, combate o envelhecimento precoce e danos celulares do corpo, assim como é bastante eficaz a enfrentar micróbios. O própolis fortalece a imunidade. É um bom cartão de visita, certo?
Desta vez, apesar de todas as virtudes e valências contra gripes e outras doenças desavindas, vamos abordar o própolis presente nos produtos de beleza. Na “Nit” falaram nisso há pouco tempo: “O própolis é um ingrediente natural que atua sobre as borbulhas, reduz a probabilidade de formação de marcas, previne o aparecimento de novas imperfeições e acalma a pele”, pode ler-se no artigo “A rotina de 3 passos para acabar com a pele oleosa, borbulhas e pontos negros”. E acrescenta: “[O própolis] pode ser usado tanto de manhã como de noite e é ideal para peles com tendência acneica, uma vez que, além de combater as imperfeições já existentes, também previne o aparecimento de novas. Pode ser utilizado também no corpo, em zonas com imperfeições, como as costas e o peito”.
Na Quinta das Tílias olhamos para o própolis com muito carinho
Já publicámos dois artigos no blog sobre o tema (“O sistema imunitário e o própolis” e ”O que é o própolis e quais são os seus benefícios?”). É fascinante.
O própolis da Quinta das Tílias provém de colmeias nacionais localizadas em zonas de mato pouco poluídas. Este própolis é elaborado pelas abelhas a partir de componentes presentes em várias partes das plantas, nomeadamente a galangina e a quercitina, alterado pelas enzimas presentes na saliva das abelhas. Esta substância serve para a proteção da colmeia de insetos e microrganismos invasores e, sem a defesa proporcionada pelo própolis, as colmeias estariam mais sensíveis a vírus e bactérias. Temos de aprender com as abelhas. Afinal, o nosso corpo também pode funcionar como as colmeias…
Os benefícios terapêuticos e as propriedades biológicas do própolis são conhecidos desde a antiguidade pelos chineses, egípcios, gregos, romanos e por alguns povos da América do Sul, que a usavam como medicamento no tratamento de feridas e infeções. Formulado especialmente para peles com propensão à irritação, para peles muito sensíveis.
A combinação dos seus ingredientes equilibra a oleosidade da pele e retém a humidade da mesma e reforça a camada acídica da pele, conferindo resistência aos agentes externos. Finalmente, reduz o prurido e a descamação da pele, promovendo a manutenção da textura e suavidade.
E o que é o própolis?
O própolis pode ter cor verde-pardo, castanho ou um tom encarniçado, havendo casos em que é quase negro, pois isso depende da sua origem botânica. É, no fundo, uma goma ou resina de composição complexa que é recolhida pelas abelhas a partir de várias plantas. O própolis é usado para vedar e desinfetar as colmeias porque tem propriedades antifúngicas e antibacterianas.
Resumindo, o própolis é uma substância natural, obtida a partir da saliva das abelhas em contacto com a secreção produzida pelas flores. O própolis é usado há milhares de anos, pois já circulava a informação de que era e é um soldado ao serviço do nosso sistema imunitário.
Veja os produtos da Quinta das Tílias com própolis aqui.