Nenhum produto no carrinho.

Produto removido com sucesso

Uma das coisas que mais intrigam no mel, mas que também transformam o ouro dourado numa das coisas mais belas, é não ter data de validade. Não expira. É eternamente maravilhoso e ingerível. E, sim, mesmo que cristalize. Isso é algo natural. É disso que falaremos neste texto.

No fundo, o mel puro pode cristalizar, mas isso não significa que esteja estragado ou que não possa ser ingerido. Sobre o significado do termo “cristalizar”, o dicionário diz o seguinte: converter ou converter-se em cristal; dar ou tomar forma de cristal; manter ou ficar parado em determinado estado. Neste caso, simplificando, é quando se torna mais sólido, menos líquido e, no caso do mel, menos irresistível (quando escorre na colher…).

Não nos enganemos: apesar de tudo, a cristalização é um processo natural do mel.

Se guarda o mel na despensa e este, passado algum tempo, começa a solidificar e a cristalizar, este é um cenário normal, ok? Não é prejudicial à saúde, o mel não está fora de prazo, como já vimos, e mesmo que aparente ter menos aquele bom aspeto ainda está ótimo para ser consumido.

Por exemplo, a temperatura a que armazena o seu mel pode afetar o ritmo da tal cristalização. Isto é, se o mel estiver numa despensa a 14ºC há a possibilidade de o mel cristalizar mais rapidamente.

A melhor explicação para este fenómeno encontrámos no site brasileiro “Mel”, que diz o seguinte: “A cristalização do mel é um processo natural que ocorre devido à separação da glicose da frutose, formando cristais. O tipo da origem floral, o pólen e o néctar das flores utilizado pelas abelhas para produzir o mel são fatores que interferem na rapidez da cristalização do mel. Dependendo da temperatura e da florada, o mel leva mais ou menos tempo para cristalizar”.

Mel liquido e mel cristalizado

É possível reverter a cristalização do mel? Sim, basta aquecer o recipiente onde se encontra o mel e metê-lo em banho-maria a 40ºC. É fácil, não é?

Já que está aqui, e agora que sabe que a cristalização é um processo natural e que não traz nada de prejudicial à nossa saúde e ao mel, queríamos falar-lhe do Mel Rosmaninho Cristalizado da Quinta das Tílias. Já conhece? Veja aqui. Este mel tem origem em diferentes plantas com grande destaque para o rosmaninho. Com sabor suave e doce, o Mel Rosmaninho Cristalizado é um mel de aroma floral pouco intenso e com textura cremosa.

O gosto doce do mel de rosmaninho torna-o num dos mais apreciados para usar como adoçante na cozinha ou como complemento em cocktails ou sumos. O mel é um alimento natural com inúmeros benefícios que, se consumido com moderação e equilíbrio, poderá ter um impacto positivo na sua saúde.

A nossa recomendação é uma colher de mel todos os dias. E assim se vive uma semana melosa de cada vez.

Conheça estes produtos:

Frasco de Mel de Eucalipto
6,00

Mel Eucalipto 500g

Quero!
Um Frasco de Mel Rosmaninho de 500g
6,00

Mel Rosmaninho 500g

6,00
Favo de Mel numa caixa
6,00

Favo de Mel

Quero!
Uma Colher para Mel
2,00

Colher para Mel

2,00
Frasco de Mel Rosmaninho BIO
7,00

Mel Rosmaninho BIO 500g

Quero!
Um frasco de Mel Medronheiro
4,50

Mel Medronheiro 250g

Quero!
Um frasco de Mel Tília
4,50

Mel Tília 250g

Quero!
Um frasco de Mel Tomilho
6,50

Mel Tomilho 250g

6,50
Frasco de Mel Rosmaninho com Própolis
6,00

Mel Rosmaninho com 5% Própolis 250g

6,00
Mel Rosmaninho Cristalizado
6,50

Mel Rosmaninho Cristalizado 500g

6,50

Veja também

Subscreva a newsletter e faça parte do nosso mundo!

As novidades estão sempre a chegar à Quinta das Tílias: novas delícias de mel, hidromel e chocolates, bem como os seus produtos preferidos de beleza e saúde que só as abelhas conseguem fornecer.

E-mail adicionado com sucesso, obrigado