Nenhum produto no carrinho.

Produto removido com sucesso

É mais um tesouro só possível graças às nossas queridas abelhas. A água-mel, que a tantos dos leitores e clientes da Quinta das Tílias faz lembrar a infância, é uma daquelas maravilhas serenas e suaves que pode ser usada em diferentes contextos.

Sabia que é a partir dos restos de mel que ficam na cera que se obtém a água-mel após fervura em água? 

Isto é, a água-mel resulta do aproveitamento do mel restante nos favos após estes serem espremidos, uma técnica de extração que está associada à apicultura tradicional portuguesa, com os carismáticos cortiços.

Até há uma maneira para se saber se já está pronta ou não: deixa-se cair uma gota da água-mel na unha, se ficar redondinha considera-se que está pronta e pode retirar-se da fonte de calor. Simples.

Bolos com Água-Mel

A água-mel é versátil.

Suave, leve e adocicada, tem propriedades biológicas antimicrobianas, antivirais e antioxidantes. Ou seja, é uma aliada no tratamento de constipações chatas ou doenças nas vias respiratórias.

Mas a versatilidade desta nossa água-mel já vem lá de longe, de tempos idos. Os nossos antepassados já a usavam como alimento, seja para adocicar o leite ou o chá, seja na confeção de doces e bolos. Agora, claro, demos um salto na criatividade e arrojo, por isso as opções vão aumentando. A água-mel já vai sendo usada para molhar o pão ou para temperar saladas, algo que se está a ver sobretudo em França, dando-lhes um toque mais refinado. Há quem misture a água-mel nos cocktails.

Mas voltemos aos doces e bolos, que também suspiram pela água-mel. Há muitas ideias, e na cozinha uma das artes mais belas é inventar, mas deixamos aqui a receita do bolo de água-mel da Quinta das Tílias. Para degustar de tal iguaria, basta combinar uma chávena da nossa água-mel, uma chávena de açúcar, uma chávena de azeite ou óleo, duas chávenas de farinha com fermento, seis ovos, uma pitada de sal, uma raspa de limão e canela a gosto.

E bom proveito.

Conheça este produto:

Água-Mel
6,00

Água-mel

6,00

Veja também

Subscreva a newsletter e faça parte do nosso mundo!

As novidades estão sempre a chegar à Quinta das Tílias: novas delícias de mel, hidromel e chocolates, bem como os seus produtos preferidos de beleza e saúde que só as abelhas conseguem fornecer.

E-mail adicionado com sucesso, obrigado