Nenhum produto no carrinho.

Produto removido com sucesso

Os eucaliptos até são conhecidos como australianos, mas a sua distribuição terá sido vasta, já que foram descobertos fósseis com mais de 50 milhões de anos na Patagónia, na Argentina, por exemplo. Estas plantas terão sido introduzidas pela primeira vez em Portugal por volta de 1830, em Vila Nova de Gaia. Na altura terá sido a espécie E. obliqua, que seria depois substituída pela agora mais comum, a Eucalyptus globulus.

Antes de irmos aos benefícios desta planta, uma última nota geográfica: “Independentemente da origem dos eucaliptos, é na Oceânia que têm mais expressão, com quase 800 espécies – 99% estão na Austrália e as restantes na Indonésia, Timor Leste, Papua Nova Guiné e Filipinas”, pode ler-se no site florestas.pt.

Vamos às maravilhas do eucalipto

Para começar, tem propriedades brônquio-dilatadoras, ou seja, contribuem para uma respiração melhor (nota: no caso das crianças questione o seu médico), assim como funciona como um forte antissético das vias respiratórias. Glamorosas e de aroma refrescante, as folhas do eucalipto podem ser usadas para fazer chá, que tem uma ação expectorante e que auxilia no combate aos sintomas da gripe. As folhas do eucalipto têm também propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Já o óleo essencial extraído da planta pode ser usado em vapores para inalação.

“O componente mais ativo das folhas do eucalipto é o cineol, também conhecido por eucaliptol, que representa cerca de 70% das substâncias que o integram”, pode ler-se neste artigo do Sapo Lifestyle. “Contém ainda monoterpenos, taninos, resinas, flavonas e óleo essencial. (…) É também anti-pirético, combate a tosse e ainda atua como cicatrizante e como vermífugo.” Apesar destas valências, há recomendações importantes a reter: “Tanto o chá como o óleo essencial estão interditos a grávidas, a mulheres em período de lactação, a crianças com idade inferior a seis anos, a pessoas com alergias respiratórias e a doentes que sofram de epilepsia. Não se recomenda também em tratamentos prolongados em casos de rinite e sinusite. Os componentes das folhas de eucalipto também não devem ser utilizadas quando existam problemas hepáticos ou inflamações do trato gastrointestinal”.

Na Quinta das Tílias temos mel e rebuçados de eucalipto. O mel de eucalipto da Quinta das Tílias (conheça-o aqui) tem origem no Ribatejo e destaca-se pela sua cor escura, um aroma floral intenso e um gosto agradável. Já os rebuçados com mel e eucalipto (conheça-os aqui) suavizam, protegem e refrescam a boca e garganta. Tradicionalmente, as folhas de eucalipto são usadas como descongestionante, pelos óleos essenciais contidos nas folhas. Os nossos rebuçados têm um gosto fresco e balsâmico.

Finalmente, queríamos falar um bocadinho aos nossos leitores e clientes sobre a urze, uma planta que se pode ver com alguma facilidade em várias regiões do país. A urze conta com flavonoides, como a quercetina ou o kaempferol, com ação anti-inflamatória, calmante e antialérgica e arbutósido, com ação antioxidante e antissética, com especificidade para as vias urinárias.

Mais: esta planta está munida ainda de taninos, uma substância que tem uma ação adstringente e regeneradora dos tecidos. Outro dos componentes da urze são as proantocianidinas oligoméricas, com ação antioxidante. É o que se pode ler neste outro artigo do Sapo Lifestyle. Assim como o seguinte: “Esta planta também contém vários triterpenos, com particular destaque para o ácido ursólico, com ação antioxidante, anti-inflamatória, regeneradora e protetora da pele e cabelo, como suavizante de eczemas e como regenerador e fotoprotetor da pele”. É, para além de tudo, capaz de acalmar o sistema nervoso. Ou seja, tem propriedades relaxantes.

Conheça estes produtos:

4,50

Mel Eucalipto 500g

Quero!
3,50

Rebuçados de Mel e Eucalipto

3,50
8,00

Mel Eucalipto 1kg

Quero!
8,50

Conjunto 3 Frascos

8,50
5,00

Conjunto 3 Frascos Mini

5,00

Veja também

Subscreva a newsletter e faça parte do nosso mundo!

As novidades estão sempre a chegar à Quinta das Tílias: novas delícias de mel, hidromel e chocolates, bem como os seus produtos preferidos de beleza e saúde que só as abelhas conseguem fornecer.

E-mail adicionado com sucesso, obrigado