Nenhum produto no carrinho.

Produto removido com sucesso

A cera de abelha é um tema que não é suficientemente falado e valorizado. Para começar, no mundo das abelhas, a cera é super importante para desenvolvimento da criação, armazenamento do mel e pólen, regulação da temperatura da colónia e até para a filtração de odores da colmeia.

É uma tarefa hercúlea das nossas amigas. Veja: estima-se que, para produzir 1 kg de cera, é necessário o consumo de 7 kg de mel pelas abelhas obreiras. Ou seja, cerca de 15% do mel consumido somente num ano. Depois, sim, magicam a cera, uma substância que tem uma composição muito complexa, já que é constituída por uma mistura de matérias de caráter lipídico e, por arrasto, bastante hidrofóbico (que não absorve nem retém a água).

Sabia que os egípcios usavam cera de abelha nas múmias?

Pois é, os líquidos aplicados por aqueles senhores da vida antiga tinham uma variedade de ingredientes maior do que se suspeitava e muitos eram feitos à base de cera de abelha. E porquê? Com o tempo, a cera de abelha ia-se transformando num ingrediente cada vez mais importante dos bálsamos.

E aí entramos na indústria cosmética, que, graças à cera de abelha, se vai tornando mais saudável e sustentável. Vislumbra-se na cera de abelha as valências para contribuir para cicatrizar problemas de pele e alívio da dor.

“Exatamente como o mel, a cera de abelha também se caracteriza por conter várias propriedades terapêuticas de grande interesse para nós. Acredita-se que seja particularmente eficaz na cura de hematomas, inflamações e queimaduras”, pode ler-se num artigo da ScienceDirect na internet, ajudando à festa dos argumentos a favor da cera de abelha.

Mel e Cera de Abelha

Já ouviu falar em octacosanol? É um químico que está na cera de abelha que pode ajudar a reduzir os níveis de stress e induzir o sono (ou, se quiser, combater as insónias potenciadas pelo stress). Alguns investigadores de uma universidade japonesa chegaram a testar em ratinhos e descobriram que, após a toma de octacosanol, os níveis de corticosterona no sangue diminuíram. Corticosterona é um indicador para o stress.

A cera de mel da Quinta das Tílias apresenta propriedades que conferem uma grande longevidade aos materiais. É aqui que entramos na utilidade e importância desta substância para o ambiente. Já se vai vendo a substituição dos sacos de plástico, papel alumínio e dos famosos tupperware por papéis reutilizáveis feitos de cera de abelha, mas a revolução tem de continuar. Pela preservação do ambiente. É que esta é uma alternativa mais ecológica, 100% natural, lavável e biodegradável.

Outra curiosidade e trunfo desta substância: o tecido de cera de abelha preserva por muito mais tempo os alimentos dentro e fora do frigorífico, pois a película protetora de cera nos tecidos funciona como a nossa pele, permitindo ao alimento respirar, ao mesmo tempo que o preserva. Isto é, protege-o e evita ressecamento e desidratação em simultâneo.

Já ouviu falar em velas de cera de abelha?

Ora bem, a nossa vela de cera de abelha da Quinta das Tílias é uma vela sem emissões poluentes e tem uma duração acesa de cerca de 22 horas, libertando um suave aroma. O ambiente sai sempre a ganhar. Mais uma vez, as abelhas cuidando de nós, não é?

Resumindo, a cera de abelha é muito rica em propriedades que permitem tratar algumas questões de saúde. É um produto mais amigo do ambiente. A cera de abelha combate as insónias e substitui materiais tóxicos como o plástico.

Conheça estes produtos:

Cera Mel em frasco
9,00

Cera Mel

9,00
Uma Vela de Cera
3,00

Vela de Cera

3,00

Veja também

Subscreva a newsletter e faça parte do nosso mundo!

As novidades estão sempre a chegar à Quinta das Tílias: novas delícias de mel, hidromel e chocolates, bem como os seus produtos preferidos de beleza e saúde que só as abelhas conseguem fornecer.

E-mail adicionado com sucesso, obrigado